A carregar agora

» Curiosidades: Dia Dos Namorados

O Dia dos Namorados, tratado em muitos países como Dia de São Valentim (Valentine´s Day), é uma data comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais, quando é comum a troca de cartões com mensagens românticas e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons em formato de coração. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, já em Portugal, a data é celebrada em seu dia mais tradicional: 14 de Fevereiro.
A Standard ganhou o título de agência do ano e a moda pegou, para a alegria dos comerciantes. Desde então, 12 de junho se tornou uma data especial, unindo ainda mais os casais apaixonados, com direito a troca de presentes, cartões, bilhetes, flores, bombons…. uma infinidade de opções para se dizer “Eu Te Amo!”.

Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade.
No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que deram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Assíria, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim.
Os dois acabaram se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a visão.
O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “De seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.
Assim foi assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente nos países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os “apaixonados”.
Na Europa e na América do Norte o Dia dos Namorados é comemorado no dia 14 de Fevereiro. Na Itália, as pessoas fazem um grande banquete. Na Inglaterra, as crianças cantam canções e recebem doces e balas de frutas de seus pais.
Nos Estados Unidos, nos dias que antecedem 14 de fevereiro, lojas de cartões, livrarias, lojas de departamentos e drogarias oferecem uma grande variedade de cartões comemorativos chamados Valentines.
No Japão, é uma festa grande e comercial. Em Janeiro, as lojas ou armazéns começam a vender coisas relacionadas a este dia e também começa a publicidade na televisão.
A partir do fim de Janeiro, é difícil fazer compras por as lojas estarem cheias. Originalmente, é o dia em que as mulheres dão chocolates aos homens para expressar o seu amor ou os seus agradecimentos. Por sua vez, quando a mulher dá o chocolate ao seu amado e se o “rapaz” gostar dela, ele retribui a ela tal feito 1 mês depois, ou seja, dia 14 de março. Para o amor, chama-se “HOMMEI-CHOCO” (chocolate para o favorito), e para o agradecimento, chama-se “GIRI-CHOCO” (chocolate de cortesia ou agradecimento). O “Giri-choco” muito comum em empresas onde as mulheres dão presentes ao seu superior.
Independente de ser dia 14 de fevereiro ou 12 de junho (como no Brasil), o mais importante é poder dizer todo dia a quem se ama… “Eu te amo”!

Parabéns a todos os apaixonados!

Receba nossas Novidades por Email. Assine nosso Newsletter.

portalcsn.1 » Curiosidades: Dia Dos Namorados

Artigo original do Portal CSN Dicas.

Publicar comentário