Balões de internet do Google devem estar ativos em 2015
Em entrevista à Wired, Teller declarou que o projeto está cada vez mais próximo da realidade. “No aniversário de dois anos do Loon, espero que, em vez de experimentos, tenhamos um conjunto de balões permanentes em funcionamento”.
Há algum tempo a empresa tem realizado vôos de teste em diversos locais do planeta. Aqui no Brasil, os balões foram avaliados recentemente em duas escolas do Piauí: Teresina e Campo Maior. Turmas de alunos que nunca haviam tido acesso à internet na escola puderam acompanhar a primeira aula contando com recursos da web.
Por enquanto, a intenção é ampliar o número de Loons e o tempo que eles passam no ar. Atualmente são 100 balões passando até 75 dias no ar. Dispositivos do mesmo material costumam suportar até 15 dias. A intenção da empresa é estender ainda mais esse número. Nos próximos meses, o projeto pode chegar a ter 400 balões ficando 100 dias.
Nesse ano, a capacidade de conexão também melhorou. Agora a velocidade pode chegar até 22 MB/s em uma antena no chão e 5 MB/s em celulares, um valor considerável, se mantida a estabilidade.
Ainda segundo o site, apesar de a intenção inicial ser a de levar internet para locais isolados da Terra, o Google já pensa em formas de lucrar com os balões. Eles poderão ser utilizados, por exemplo, em espaços onde não há cobertura de antenas, ampliando os intervalos de roaming de operadoras de telefonia e internet de todo o mundo.
Confira o vídeo em inglês sobre o projeto Loon:
Fonte: The Verge
Gostou? Ajude a divulgar o CSNDicas clicando nos botões abaixo
Share this content:
Publicar comentário