A carregar agora

» Curiosidades sobre o Informática #3

?imgmax=800 » Curiosidades sobre o Informática #3

E Hoje Vamos Ter mais uma das Nossas Postagens Sobres as Curiosidades No Mundo Da Informática, Hoje Vamos Falar sobre A criação do disquete, A criação do mouse, A Origem do Teclado e Sobre Quem criou a conexão USB.
Se não Viu a Segunda Parte, Clique Aqui


A criação do disquete:
Em 1967, David Noble, da IBM criou um disco de 8 polegadas e 80 kB que era somente para leitura, mas logo descobriu que a sujeira estragava rapidamente o disco. Assim, criou a capa que encobre os disquetes, e que se tornaram sua marca característica. Em 1975, o tão-famoso disco de 5 1/4 polegadas foi criado, mas a fábrica que o construíu não viu futuro para ele e o projeto foi arquivado. Somente em 1978 estes disquetes começaram a ser distribuídos, e logo se tornaram muito populares. E finalmente, em 1982, a Sony criou o disquete de 3 1/2 polegadas, que funcionavam apenas nos seus computadores. Mas logo outros fabricantes começaram a usar o formato e ele se tornou dominante na indústria. Embora a capa que o recobria agora fosse dura, o disquete continuava sendo chamado de “disco flexível”.

Quem criou o mouse?
O norte-americano Douglas Engelbart, engenheiro eletrônico, foi quem criou o mouse, em 1968. Mas quando sua invenção começou a se popularizar, sua patente já havia vencido, ou seja, ele acabou não recebendo nada pela sua criação.

O primeiro computador pessoal a utilizá-lo foi o Lisa, modelo desenvolvido pela Apple, em 1983.
ENGELBART_first_mouse_3 » Curiosidades sobre o Informática #3

O primeiro mouse do mundo era feito de madeira e era muito popular entre os grupos de pesquisadores isto porque era fácil manuseio e mais preciso do que os trackballs e joysticks que já haviam sido feitos. As canetas óticas e as mesas digitalizadoras sempre foram grandes competidores do mouse, mas nunca ganharam porque o mouse é mais popular e mais fácil de se utilizar.

Quem criou o teclado?

Na verdade não foi bem uma criação específica para os computadores. É na verdade uma adaptação do teclado das antigas máquinas de escrever, com alguns acréscimos de comandos. A sua disposição, ou seja, o posicionamento das letras, foi criada pelo norte-americano Christopher Latham, em 1870. Essa combinação é chamada “Qwerty”, por causa das letras que iniciam o teclado, e a ordem delas foi desenvolvida segundo o idioma inglês, para combinar os pares de letras mais usadas dessa língua.

Quem criou a conexão USB:

O padrão USB (Universal Serial Bus) foi desenvolvido por um consórcio de empresas, entre as quais destacam-se: Microsoft, Apple, HP, NEC, Intel e Agere. O intuito era criar uma conexão entre o computador e vários periféricos sem ter a necessidade de desligamento do aparelho. A primeira versão do projeto surgiu em 1994. O padrão atual mais usado, o USB 2.0 foi lançado em 2000.

Fontes: CJ e Wikipédia

– Mais Sobre Informática:

site_internet » Curiosidades sobre o Informática #3

imagembloger » Curiosidades sobre o Informática #3

YOUTUBE_-_M%25C3%2589DIO_COM_SETA_AZUL_INDICATIVA_PARA_BAIXO_-_JPEG » Curiosidades sobre o Informática #3

AVvXsEjaA2Qy4DXZw8KR85W7as_gaH92NrCyqeDf9uokKZs_-40FDlAovPN1KNBBM90ZbUX733EWXmVSPi-yGyWhmjN2-Oiyn3hfwzYRNzoTolDVj9X4951vq99PfNVlC_PPVNQKAqvi65BTWo8 » Curiosidades sobre o Informática #3

Artigo original do Portal CSN Dicas.

Publicar comentário