A carregar agora

» Mini Curso de Flash Online Grátis – Aula #4



Mini Curso de Flash básico com técnicas e dicas básicas para você aprender a utilizar ferramenta que é o Flash.

# Aula 04 – Trabalhando com Animações

a) Configurando o filme

A primeira que coisa que devemos fazer ao iniciar um novo projeto é
definir as propriedades do nosso filme, para isso vá ao menu “modificar” e escolha a opção “filme” (control + m). Em “taxa de quadros” definimos a reprodução do nosso filme, o padrão são 12 quadros por segundo. Em “dimensões” definimos a largura e altura do filme. Em “corresponder” : impressora – ajusta o tamanho do filme para o tamanho de papel padrão da sua impressora, conteúdo – ajusta o tamanho do filme de acordo com o conteúdo da área de trabalho. Em “cor de fundo” selecionamos a cor de fundo para o filme. Em “unidades de régua” definimos a unidade de medida que será usada no filme.

b) animação quadro a quadro e interpolação

Agora que já sabemos o que são símbolos, chegou a hora da nossa
primeira animação. O princípio de animação no Flash é o mesmo dos filmes convencionais, onde há uma sucessão de quadros. Cada quadro apresenta uma leve diferença em relação ao anterior e quando exibidos de maneira sucessiva nos causa a sensação de movimento. No flash utilizamos a linha do tempo para organizar os quadros de uma animação.
cursoflash » Mini Curso de Flash Online Grátis - Aula #4

Quando criamos uma animação, Flash define “quadros chaves”, que são os quadros onde ocorrem as alterações de animação. Temos dois métodos de criar animações no Flash, “quadro a quadro” e “tweening (interpolação)”. No método quadro a quadro você define manualmente cada quadro da animação. No método interpolação você define o primeiro e o último quadro e o Flash calcula os quadros intermediários.

c) rótulos e comentários

Para facilitar a identificação de quadros-chaves na linha do tempo
utilizamos rótulos ou comentários. Imagine um botão ao ser clicado direcione o filme para o quadro 30, posteriormente você adiciona ou remove alguns quadros, fazendo com que o conteúdo do quadro 30 passe para outro quadro.

Quando acionarmos o botão ele ainda direcionará o filme para o quadro 30, o que não é mais o que queremos. Esse problema se resolve com o uso de rótulos. Para rotular quadro-chave, selecione-o e abra o painel “frame” e digite o nome do rótulo na seção “rótulo”. Aparece sobre o quadro-chave uma bandeira vermelha seguida do nome do rótulo, se você adiciona ou remove quadro-chave o rótulo move-se junto com o quadro ao qual ele foi originalmente aplicado. Podemos agora usar o rótulo como referência.

Podemos também adicionar comentários aos quadros, o processo é o
mesmo do rótulo, porém adicionando duas barras (//) antes do comentário. O comentário é identificado por duas barras verdes.


| Aula 01 – O ambiente Flash
| Aula 02 – Desenhando com o Flash
| Aula 03 – Níveis de objetos
| Aula 04 – Animações

Artigo original do Portal CSN Dicas.

Share this content: