» Mini Curso de Flash Online Grátis – Aula #3
Mini Curso de Flash básico com técnicas e dicas básicas para você aprender a utilizar ferramenta que é o Flash.
a) segmentando e agrupando Você pode conectar ou segmentar objetos simplesmente sobrepondo-os. Se objetos forem da mesma cor, por exemplo, ao juntá-los o Flash automaticamente os conecta, transformando duas figuras em uma só. Se as imagens juntadas forem de cores diferentes, o Flash remove a parte sobreposta da imagem, isso serve para dar efeitos interessantes, porém pode se tornar um empecilho. Para se evitar a união ou extração entre objetos, você deve agrupá-los. Quando se agrupas objetos o Flash passa a tratá-los como um único objeto. Para agrupá-los selecione com uma das ferramentas de seleção, vá ao menu “modificar” e selecione a opção “agrupar”, ou simplesmente “control + g”. Note que agora não haverá nenhuma alteração quando sobrepormos os objetos. Para editarmos o conteúdo de um grupo, simplesmente damos um duplo clique sobre o grupo, e para sair da edição, damos um duplo clique fora do grupo. |
b) níveis de objetos
Quando você cria grupos de objetos, este ocupará uma posição especial
na área de trabalho, chamada nível do overlay, sendo assim ele sempre irá sobrepor os objetos que estiverem na área de trabalho e também os outros grupos criados anteriormente. Para alterar a posição dos grupos, temos as opções no menu “modificar”
> “organizar” : trazer para frente, trazer um nível para frente, enviar um nível para trás, enviar para trás.
c) ungroup (desagrupando)
Após ter agrupado objetos, podemos facilmente desagrupá-los,
tornando-os novamente objetos do nível área de trabalho. Para desagrupar o objeto, vá ao menu “modificar” e escolha a opção “desagrupar”, ou simplesmente “control + shift + g”.
d) símbolos
Agora vamos conhecer os símbolos. Símbolos são objetos que depois
de criados poderão ser reutilizados em qualquer parte do filme. Usando
símbolos conseguimos trabalhar de maneira mais organizada ao mesmo tempo em que otimizamos o tamanho do arquivo, isto porque independente do número de cópias que você utilizar do mesmo símbolo, o Flash armazenará somente o símbolo original.
Para criar um símbolo a partir da área de trabalho, selecione o objeto, vá
ao menu “inserir” e escolha a opção “converter em símbolo”, ou simplesmente“F8”. Surgirá uma caixa de diálogo “propriedades do símbolo”, onde poderemos dar um nome ao símbolo na seção “nome” e atribuir que tipo de comportamento nosso símbolo terá na seção “comportamento”:
gráfico – utilize para imagens estáticas ou para criar animações que estejam vinculadas a linha do tempo do filme principal; controles interativos e sons não funcionam com esse tipo de símbolo, botão – símbolos que respondem aos eventos do mouse, clipe de filme – para filmes com linha do tempo independente da linha do tempo
do filme principal. Após ter criado um símbolo, o Flash automaticamente o incluí na biblioteca.
| Aula 01 – O ambiente Flash
| Aula 02 – Desenhando com o Flash
| Aula 03 – Níveis de objetos
| Aula 04 – Animações
Share this content:
Publicar comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.