Qual foi a primeira universidade do Brasil?
A universidade federal do Amazonas é considerada a primeira do Brasil, e teve sua origem na escola universitária livre de Manaus. Foi construída no coração do Brasil e idealizada por homens progressistas no coração da Amazônia. Sua fundação foi em 17 de janeiro de 1909.
Algum tempo depois de sua criação sofreu uma crise graças a má fase da economia brasileira e por isso desintegrou alguns cursos. Mas em 1962 foi rebatizada pela a lei federal de Universidade do Amazonas e em 20 de junho de 2002 passou a ser chamada de Universidade Federal do Amazonas.
A UFAM, como é chamada, possui uma areá de 6,7 milhões de metros quadrados onde são encontradas varias especies de fauna e flora e conta atualmente com mais de 20 mil estudantes presentes na instituição.
A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é uma instituição de ensino superior pública, considerada a mais antiga do Brasil. É a maior universidade do estado do Amazonas e da região norte do Brasil. Instituição de referência de ensino superior, conta com 645 grupos de pesquisa em 65 cursos de graduação. A Universidade Federal do Amazonas é considerada a primeira universidade brasileira, pois originou-se da Escola Universitária Livre de Manáos, criada em 17 de janeiro de 19093 . Mesmo com a extinção da Escola, permaneceu a Faculdade de Direito, que deu continuidade ao modelo da atual UFAM. O fato foi registrado em 1995 no Guinness Book, o livro dos recordes.
Veja mais sobre a UFAm na Wikipédia e no site da Universidade
Gostou? Ajude a divulgar o CSNDicas clicando nos botões abaixo
Share this content:
Publicar comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.